Variedades

Conheça as frutas típicas do inverno e seus benefícios

Consumir frutas da estação é uma boa alternativa para evitar o ganho de peso


Muitas pessoas acabam ganhando alguns quilinhos durante os meses mais frios do ano. Afinal, com as temperaturas mais baixas, vem aquela preguiça de se exercitar e a vontade de consumir alimentos mais calóricos. Porém, uma boa alternativa para evitar o ganho de peso é aproveitar as frutas da estação que alimentam e também cuidam da saúde. Confira a seguir algumas dessas frutas:

Abacate
O abacate é muito rico em ferro, magnésio, vitamina C e também gorduras. Porém, a gordura do abacate é a chamada "gordura boa", que aumenta o colesterol bom e diminui o ruim. O abacate é um aliado da beleza, pois ajuda a dar mais brilho e elasticidade à pele e aos cabelos. E ainda, é benéfico para a saúde do seu intestino, pois é rico em fibras, o que traz saciedade e melhora o fluxo intestinal.

Banana
Além de muito popular, a banana também é muito nutritiva. Ela é rica em potássio e magnésio, por isso faz um bem danado aos músculos e também para o coração. A fruta é uma fonte saudável de energia, pois possui um alto valor calórico. Ela deve ser consumida com moderação se a ideia é perder peso. A banana possui também vitaminas C e B6, que são antioxidantes e possui um efeito antidepressivo e calmante.

Caqui
O caqui é uma fruta linda e deliciosa! É rico em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C. É excelente para saúde da pele e dos olhos e é uma ótima opção de sobremesa saudável e antioxidante nos meses mais frios do ano.

Carambola
Muito associada ao verão, a carambola tem seu auge nos meses de outono e inverno. Ela é uma fruta refrescante e diurética, rica em vitaminas A, B e C. O ponto negativo da carambola é que ela deve ser evitada por pessoas que possuem problemas renais.

Figo
O figo é uma fruta muito rica em zinco e fibras. Porém, devido ao alto índice glicêmico, ela deve ser consumida de forma moderada. É também uma fruta com poderoso efeito antioxidante.

Goiaba
Não importa se vermelha ou branca, a goiaba é uma excelente fonte de cálcio, fósforo e ferro. Ela possui ainda muita fibra e é ótima para o intestino. A goiaba ajuda na saúde dos dentes e dos ossos e ainda é benéfica para o coração.

Maçã
A maçã é a fruta preferida de muita gente e não é por acaso. Ela é rica em vitaminas B e C e é excelente para a saúde. Possui substâncias importantes que ajudam a diminuir as chances de formação de coágulos sanguíneos. É pouco calórica e ótima opção para quem está de dieta. Sua casca possui muitas fibras e por isso auxilia no funcionamento do intestino. No mais, o chá dessas cascas possui um excelente efeito diurético.

Maracujá
A grande fama do maracujá é ser uma fruta com poderes calmantes, já que possui flavonóides e alcalóides, que agem sobre o sistema nervoso central. No entanto, ele é mais do que isso. Com poucas calorias, a fruta é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. A fruta pode ser muito bem aproveitada em receitas, chás e sucos.

Mexerica e tangerina
Essas frutas são muito ricas em vitamina C e ajudam a combater as gripes e resfriados tão comuns nos meses de frio e baixa umidade do ar. E a vitamina C também é muito importante para a saúde dos ossos e beleza da pele e dos dentes. Porém, essas frutas contêm muito açúcar e devem ser consumidas com moderação se a ideia é não ganhar peso.

Morango
O morango tem poucas calorias e é fonte de vitamina C, potássio, niacina, ferro e fibras. O único cuidado que devemos ter na hora de consumir morangos é com a grande quantidade de agrotóxicos presentes na fruta.

 

Por Chef Bianca Folla
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